SOBRE NÓS

Introdução

O CEC (Centro de Educação e Cultura da Barra) nasceu num tempo de importantes mudanças, na passagem para o Século XXI. Trouxe consigo, o desafio de consolidar algumas tarefas da educação escolar e incorporar inovações em pauta na sociedade. Uma dessas inovações, valorizada em nossa escola, é o uso dos recursos da tecnologia de comunicação e informação em favor da aprendizagem. No mundo todo, a facilidade de acessar, selecionar e processar informações permite descobrir novas fronteiras do conhecimento, entretanto, é preciso que os saberes adquiridos ao longo da escolaridade contribuam para o desenvolvimento das diferentes capacidades – cognitivas, éticas, afetivas, de relação interpessoal, físicas, estéticas – que permitem plena participação social.

Nossa missão

Formar cidadãos críticos, éticos e autônomos numa relação dialética entre tecnologia e humanismo, para exercerem, de uma forma coerente, seus direitos e deveres, assumindo-se enquanto sujeitos sociais e históricos.

Nestes últimos anos, temos investido bastante não só na infraestrutura necessária, mas também na assessoria e supervisão pedagógica do trabalho da nossa equipe de profissionais, para garantir a qualidade do ensino que oferecemos. Além dos conteúdos curriculares e projetos mais convencionais, temos uma série de ambientes pedagógicos que permitem a ampliação dos conhecimentos dos alunos e uma vivência acadêmica intensa e diversificada.

Diretriz Pedagógica e Visão

Ensino de qualidade com formação plena em um ambiente afetivo.

O trabalho desenvolvido tem como intuito ser um referencial de qualidade no cenário educacional, através de uma pedagogia crítico-transformadora, capaz de formar cidadãos autônomos para a vida em sociedade, dentro dos princípios ético-morais de solidariedade e respeito, convivendo com os avanços tecnológicos, sem perder a dimensão do humano.

Nossos pilares

Enquanto uma escola inovadora o CEC, baseia sua prática pedagógica no trinômio: homem – meio ambiente – tecnologia, onde os alunos convivem com os avanços tecnológicos sem perder a dimensão do humano. Desta forma, o aluno que o CEC deseja formar é aquele que reflete sobre as questões num movimento contínuo de: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.

Nossa equipe

Mara R. Goularte
Coordenadora de Tecnologia Educacional

Marise Miranda Gomes